sexta-feira, 24 de maio de 2013

INCAS-MACHU PICHU 8 ANO



civilização inca foi o resultado de uma sucessão de culturas andinas pré-colombianas e um Estado-nação, o Império Inca ( Tawantinsuyu emquíchuaAs Quatro Partes do Mundo) que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do imperador Atahualpa em 1533.
O império incluía regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade de Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"). O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

MARAVILHAS DO SUL

Atualmente ando inovando bastante nas minhas postagens. as fotos abaixo são de um lugar maravilhoso que alem de nos trazer informações científicas  bem importantes, recarrega nossas energias, deixa feliz nosso espirito.PRA QUEM CURTE  COMTEMPLAÇÃO Á NATUREZA É PERFEITO.
FORTALEZA


MALACARA

Foto: Canionismo no KAINGANGS


Foto: CARA DO MACACO - PEDRA BRANCA - PARADISE

Foto: Um convite a todos amantes do Parque Nacional de Aparados da Serra!
Nosso Parque está completando 53 anos, e neste sábado (15/12) faremos uma bonita festa em sua sede. Várias atrações estão programadas, como apresentação de coral, de grupo de danças, do projeto Geoparque, e a equipe Pedra Afiada, assim como demais guias da região, estará à disposição dos visitantes para explicações sobre história e geologia dos Cânions, além de dicas gerais de trilhas e aventuras. O ponto alto será a palestra do irmão do idealizador do parque, prof. Arthur Rambo, da Unisinos. 
A comunidade está toda convidada a se mobilizar para homenagear este grandioso Parque Nacional e seu idealizador o botânico Padre Balduíno Rambo. Será uma celebração da vida em Aparados da Serra e dos valores desta biodiversidade na vida de todas as pessoas!!!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

TERREMOTOS...ENTENDA MELHOR...



Nas áreas próximas aos limites entre as placas ocorrem muitos terremotos e a atividade vulcânica é intensa. As grandes cadeias montanhosas da Terra, situadas nessas áreas, surgiram por causa da colisão (ou obducção) de placas, como a cordilheira do Himalaia, ou pelo processo de subduccão, como a cordilheira dos Andes. O atrito entre as placas tectônicas produz acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas. A propagacão dessas ondas provoca a vibração das rochas e grande impacto nas áreas de montanhas próximas à região de atrito. Os terremotos podem ser medidos quanto à magnitude e à intensidade.
Terremoto ou abalo sísmico é uma vibração da superfície terrestre produzida por forças naturais situadas no interior da crosta a profundidades variáveis. Os de grande intensidade são produzidos pela ruptura de grandes massas de rochas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900km. Foco e epicentro O local abaixo da crosta onde o terremoto é produzido chama-se foco, e o ponto sobre a superfície, vertical ao foco, é o epicentro. Segundo Popp, “vibrações menores da superfície da Terra são ocasionadas por desmoronamento do teto de cavernas, especialmente nas regiões calcárias. Pequenas vibrações são sentidas também nas regiões situadas próximo de barragens que sofreram represamento recente das águas. A exploração da água subterrânea em regiões sedimentares também tem provocado novas acomodações superficiais, notadamente onde se processa um abaixamento do lençol freático”. (Coelho, Marcos A. e Terra, Lygia. Geografia geral: o espaço natural e socioeconômico. Moderna, 2001. p.88.) Causas: a) Desmoronamentos internos. b) Erupções vulcânicas. c) Tectônicas: é nas bordas das placas tectônicas que ocorrem os maiores e mais violentos terremotos. ÍNDICES DA INTENSIDADE E OCORRÊNCIA ANUAL DE TERREMOTOS 
Tremores de terra causados geralmente pela movimentação das placas, os terremotos acontecem principalmente nas regiões de atividade vulcânica, como nas margens ocidentais da América; centro, oriente e sul-oriente da Ásia; e na região mediterrânica – áreas que coincidem com as fronteiras entre as placas. Quando os abalos acontecem no fundo dos oceanos, movimentam grande quantidade de água. Nas proximidades das costas continentais provocam ondas de até 20 m de altura, conhecidas como maremotos.
No Brasil não ocorrem grandes terremotos porque as Origem da Terra que compõem a crosta são terrenos estáveis que não sofrem grandes acomodações no decorrer do tempo. Apesar disso, está sujeito a pequenos tremores, só registrados por sismógrafos.
Os terremotos podem ser medidos, para realizar a medida da intensidade dos tremores foi criada uma escala, seu mentor foi o sismólogo Charles Francis Richter, de origem norte-americana. Ele elaborou uma escala que varia de 0 a 9 graus que corresponde ao volume de energia liberada no tremor, desse modo, foi padronizada internacionalmente a medida para avaliar os terremotos através da escala Richter, em homenagem ao criador. Acontece, a cada ano no mundo, pelo menos 300 mil terremotos ou abalos sísmicos que variam entre 2 e 2,9 graus na escala Richter. Os abalos com intensidade superior a 5,0 graus na escala Richter ocorrem em períodos intercalados, entre cinco e dez anos. Apesar da existência da escala Richter, que tem seu uso bastante difundido, há também outro método para medir que é denominado de escala de Mercalli-Sieberg, nesse processo o que é avaliado não é a quantidade de energia liberada no fenômeno e sim os níveis de estragos e prejuízos, nessa escala existem doze categorias.
Diante do medo de sofrer uma imensa destruição provocada por terremotos, cidades com alta possibilidade de incidência desse fenômeno adotam medidas preventivas, como é o caso de São Francisco (Estados Unidos) e Tóquio (Japão) que realizam construções com recursos que se adaptam às condições impostas pelos tremores. Uma das alternativas encontradas é a implantação de uma espécie de amortecedores na base de um edifício ou grande construção. Esse tipo de construção é executado somente em países ricos, uma vez que os custos para a construção de tal empreendimentosão muito elevados, desse modo, os grandes centros urbanos de regiões pobres propícias a terremotos sofrem, especialmente porque as habitações são quase sempre precárias e desprovidas de uma construção de qualidade, quando essas áreas são atingidas há grandes perdas humanas e prejuízos financeiros. O terremoto é um dos fenômenos da natureza que mais causa preocupações no homem, pois suas conseqüências podem ser extremamente profundas, tanto para as sociedades e suas construções como para a própria Terra, como o tremor do solo, alteração no movimento de rotação da Terra, tsunamis, surgimento de falhas, deslizamentos de terra, além da destruição das construções feitas pelas sociedades. O terremoto de maior intensidade já registrado ocorreu em 1960, no Chile, e o segundo aconteceu na Indonésia em 2004, atingiram respectivamente 9,5 e 9,3 graus na escala Richter. 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

7 ANO-"Europeus consideram que os transgênicos não oferecem benefícios e são inseguros",


Mercado dos transgênicos foge da Europa por rejeição social

Europa não é um continente para transgênicos. A rejeição social e política em muitos países deixou a União Europeiamuito atrasada nesse campo. E o anúncio de que a multinacional alemã BASFtransferirá para os EUA e para a América do Sul a maior parte de suas pesquisas sobre transgênicos é o último sintoma da vitória dos ecologistas e dos grupos de consumidores nessa dura batalha. Das grandes do setor, só a Bayer mantém centros de pesquisa na Europa.

A reportagem é de Juan Gómez Rafael Méndez, publicada no jornal El País, 18-01-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A gigante química alemã BASF justifica a sua decisão na baixa demanda por esses produtos na Europa. Segundo a porta-voz Julia Meder, a multinacional continuará suas pesquisas genéticas no continente americano. A BASF fecha seus três laboratórios genéticos com a consequente redução de quadro e transfere a sua sede central de biotecnologia de Limburgerhof (Renânia) para Raleigh (Carolina do Norte). Os produtos geneticamente modificados "não encontram suficiente aceitação na Europa" para justificar os investimentos. Só a Espanha, diz, "é aparentemente a exceção". Mas, em conjunto, "o mercado europeu é muito reticente" para que seja rentável.

Em 2004, a suíça Syngenta tomou uma decisão similar. Como a MonsantoDow DuPont não mantêm centros de pesquisa na Europa, isso implica que, das grandes empresas do setor, só a Bayer mantêm centros na UE.

Carel du Marchie Sarvaas, diretor de Biotecnologia da Europa Bio, associação empresarial do setor, considera que a situação é desastrosa. "Falamos de postos de trabalho para doutores, bem remunerados, e as empresas europeias vão levá-los para os EUA. É a típica coisa que deveria fazer com que as pessoas refletissem". A BASF não fornece os valores sobre os investimentos cancelados, mas assegura que pesquisou a um custo de mais de um bilhão de euros nos últimos 15 anos.

As dificuldades de implementação na Europa não se devem tanto a restrições legais para a pesquisa e o cultivo, mas sim à rejeição do consumidor. Um inquérito Eurobarômetro de 2010, com 16 mil enquetes, constatou um incremente na rejeição aos transgênicos: havia subido de 57% em 2005 para 61%. Enquanto isso, o apoio caiu de 27% para 23% (na Espanha, de 66% em 1996 para 35%). "Ao contrário da indústria e dos cientistas, os europeus consideram que os transgênicos não oferecem benefícios e são inseguros", concluiu. Isso, apesar de que nas quase duas décadas de uso dos transgênicos até a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a sua segurança. Então, só seis países cultivavam transgênicos: Espanha (líder em milho resistente à praga do caruncho), a República TchecaPortugal,RomêniaPolônia Eslováquia. Na Europa, havia apenas cerca de 100 mil hectares, comparadas com os 134 milhões no mundo.

A situação é tal que a FrançaAlemanhaHungriaGréciaÁustriaLuxemburgo Bulgária já proibiram o milho cultivado na Espanha. E há outros como a Áustria que votam sistematicamente contra a opinião da Agência Europeia de Segurança Alimentar. Nos EUA e nos países em desenvolvimento, em contrapartida, há muito menos debate.Carlos Vicente, diretor de Biotecnologia da Monsanto na Espanha, afirma a situação europeia não afetará o desenvolvimento mundial: "Países muito importantes na produção de matérias-primas agrícolas, como CanadáEUA,BrasilArgentinaChina Índia, por exemplo, continuam avançando no desenvolvimento da biotecnologia agrícola"

70ANO-alimentos transgênicos


O que a geografia tem a ver com isso? muita coisa.Quando surgiram, tinham o proposito de acabar com a fome no mundo.Em paises como Etiópia, Somalia, Bangladesh etc...onde existe bolsoes de pobreza e  miseria.Quem esta consumindo os transgenicos ?por que a UE nao aceita nem o Japão?
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.
DNA desses alimentos é modificado.
Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactériasvírus ou fungos no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Algumas são resistentes a certos agrotóxicos, pois em determinadas lavouras precisa-se exterminar outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, e o mesmo agrotóxico acaba prejudicando a produção total.
Alguns produtos são modificados para que contenha um maior valor nutricional, como o arroz dourado da Suíça, que é muito rico em betacaroteno, substância precursora de Vitamina A. O arroz é um alimento muito consumido em todo o mundo, e quando rico em betacaroneto, ajuda a combater as doenças por deficiência de vitamina A.

7 ANO AGRICULTURA INTENSIVA E EXTENSIVA -

Pensei em postar um texto daqueles  de sempre, porem, resolvi  por algumas imagens pra enriquecer a minha aula dada nos sétimos essa semana.


 PRATICAS INTENSIVAS E EXTENSIVAS NO BRASIL   INTENSIVAS:

EXTENSIVAS:


9 ANO MAPA DO CONTINENTE EUROPEU -COMPARAÇÕES POLITICO-TERRITORIAIS.



MAPA ATUAL

-8o ANO As diferenças entre América Latina e Anglo-saxônica



O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente.

Essa influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica.


Essa distinção é proveniente da língua falada nos países do continente. Desse modo, são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo, espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, formam a América Anglo-saxônica.


O critério usado para essa regionalização não é muito rigoroso, tendo em vista que existem países localizados na América Latina que falam o inglês, dentre os quais podemos citar Guiana, Trinidad e Tobago, além do holandês, falado no Suriname. Sem contar países que preservam suas línguas nativas, como o Paraguai que, além do espanhol, fala o guarani.


Existem países, como o Canadá, considerados anglo-saxônicos, mas que falam tanto o inglês como o Francês (isso em algumas partes do país), língua derivada do latim.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 7 de maio de 2013

DINÂMICA COM A TURMA 902...RESOLVENDO NOSSOS CONFLITOS...



HOJE DE MANHA FIZ UMA DINÂMICA NA TURMA 902, DIVIDI A TURMA EM  5 EQUIPES E TRABALHAMOS ESSA MENSAGEM QUE CAIU COMO UMA LUVA! DEPOIS, EM CIRCULO,  CADA UM  ESCREVEU  3 QUALIDADES E 1 DEFEITO DO SEU COLEGA SENTADO A SUA  DIREITA....
OBJETIVO, UNIR A TURMA  QUE ESTAVA SE CRITICANDO UNS AOS OUTROS O TEMPO TODO. MOSTRAR AS QUALIDADES DE TODOS E A IMPORTÂNCIA DE CADA UM NO GRUPO.
DEU  MUITO CERTO ADOREI!POR ISSO PUBLIQUEI...

O marceneiro e as ferramentas

Contam que, em uma marcenaria, houve
uma estranha assembléia. Foi uma reunião onde as ferramentas se juntaram
para acertar suas diferenças.
Um martelo estava exercendo a presidência,
mas os participantes exigiram que ele renunciasse. A causa? Fazia demasiado
barulho e, além do mais, passava todo tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando
que ele dava muitas voltas para conseguir
algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão
da lixa. Observou que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando
sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse também o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida,
como se fosse o único perfeito.
Nesse momento, entrou o marceneiro,
juntou todas as ferramentas e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro, o parafuso... E a rústica madeira
se converteu em belos móveis, úteis e funcionais!
Quando o marceneiro foi embora
para casa, as ferramentas voltaram à discussão. Mas o serrote
adiantou- se e disse:
- Senhores, hoje ficou demonstrado
que temos defeitos, mas o marceneiro
trabalha com nossas qualidades, ressaltando
nossos pontos valiosos... Portanto, em vez de pensar em nossas fraquezas, devemos nos concentrar em nossos pontos positivos!
Então, a assembléia entendeu que o martelo
era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar a afinar asperezas,
o metro era preciso e exato.
Todos se sentiram como uma equipe, capaz de produzir com qualidade... E uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalharem juntos.